Esta é a terceira e última técnica para lidar com as pessoas, e que utilizando junto com as outras duas anteriores, é o segredo para conquistar a simpatia das pessoas.
Quando se vai pescar, o que colocar no anzol? Algo que os peixes gostam como minhocas ou algo que pessoas gostam como morango? Apesar de ser estranho o peixe preferir minhocas, se quiser fisgar um peixe é melhor escolher algo que ele gosta. "Porque não usar o mesmo senso prático no pescar os homens?"
"Amanhã, você quer persuadir alguém a fazer alguma coisa? Antes de abordar o assunto, faça a si mesmo a pergunta: "Como poderei fazer com que ele queira isto?"
"Uma pergunta assim evitará a nossa pressa e a falta de tato com outras pessoas, tagarelando futilmente apenas sobre nossos desejos."
É importante dizer que o objetivo não é convencer alguém a fazer coisas que não deseja, e sim explicar como a pessoa pode se beneficiar com aquilo. A intenção é mostrar a realidade, o lado bom, já que normalmente a gente só mostra o lado ruim.
O prof Harry Overstreet diz:"A ação emana fundamentalmente daquilo que desejamos..."
Segundo Henry Ford, "Se há algum segredo de sucesso, ele consiste na habilidade de apreender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu".
"Não percamos tempo falando dos nossos problemas." Em outras palavras, dê importância as pessoas em vez de ficar olhando para o próprio umbigo.
"O mundo está cheio de pessoas exploradoras e que só olham para si. Por isso, o raro indivíduo que desinteressadamente procura ser útil aos outros desfruta enormes vantagens". Nesta frase, percebemos que o trabalho voluntário é bom para quem ajuda e quem é ajudado, desde que seja de forma desinteressada.
"Numa negociação, ambas as partes saem beneficiadas". Esta é uma regra de ouro, o ganha-ganha sempre é bom para os dois lados.
Para fechar o texto, deixarei um conselho do prof. Overstreet: "Primeiro: despertar na outra pessoa um desejo ardente. Aquele que conseguir isso terá o mundo todo ao seu lado. Aquele que não o conseguir trilhará um caminho isolado".
Princípio 3: Despertar um forte desejo na outra pessoa.
Vamos por Partes
segunda-feira, 19 de maio de 2014
domingo, 4 de maio de 2014
O grande segredo de lidar com as pessoas
Este tópico se refere a como tentar entender os desejos das outras pessoas, se você conseguir cativar a outra pessoa, ela terá uma receptividade melhor as suas ideias. Sobre os desejos das pessoas, "Freud disse que tudo em você e em mim emana de dois motivos: a necessidade sexual e o desejo de ser grande."
Ou seja, o desejo de ser grande (ou importante) é um dois motivos, além da satisfação sexual. Vamos abordar o desejo de ser importante nesta postagem.
William James disse: "O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de ser apreciado."
Schwab disse: "Considero minha habilidade em despertar o entusiasmo entre os homens a maior força que possuo, e o meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em um homem é a apreciação e o encorajamento."
"Se gosto de alguma coisa, sou sincero na minha aprovação e pródigo no meu elogio"
Quando alguém faz algo muito bom, precisamos elogiar a pessoa, desta forma cativamos a pessoa e damos um incentivo ainda maior na atividade desenvolvida. Isto é diferente de bajulação:
"Bajulação consiste em dizer ao outro justamente o que ele pensa acerca de si mesmo"
"Por certo que a bajulação raramente produz efeito com gente de discernimento. É frívola, egoísta e insincera."
Geralmente gastamos 95% do nosso tempo pensando em nós mesmos, ou seja, para fazer que as pessoas queiram participar de outras atividades ou até mesmo participar de uma aula é fundamental entender o ponto de vista do outro.
Caso tenham dificuldes de apreciar as qualidades alheias, Emerson dizia:"Todo homem que encontro é superior a mim em alguma coisa. E nesse particular eu aprendo dele."
Princípio 2: "Aprecie honesta e sinceramente."
"Se quer tirar mel, não espante a colmeia"
O principal tópico deste capítulo é evitar criticar o próximo, e sim fazer com que as pessoas entendam a situação com um novo olhar e sugerir uma outra abordagem.
"A crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva, e, comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se"
"Através da crítica não operamos mudanças duradouras e consequentemente ocorre ressentimento."
Um exemplo interessante é sobre um coordenador de segurança do trabalho. Ele todos os dias tinha que pedir o uso dos capacetes aos seus funcionários e tinha momentaneamente o resultado esperado, porém quando ele se afastava eles tiravam o capacete.
Um belo dia ele mudou a abordagem, perguntando se o capacete incomodava e se poderia fazer algo para torná-lo confortável, depois disse a respeito dos riscos de não usar o capacete. Conclusão, conseguiu-se maior adesão e de maneira duradoura!
Antes de criticar, lembrem-se da frase de Lincoln: "Não os critiquem; são exatamente o que nós seríamos sob idênticas condições".
Se você deseja mudar alguém, porque não começar consigo mesmo?
"Críticas violentas e as repreensões redundam sempre em futilidade."
"Um grande homem demonstra sua grandeza pelo modo como trata os pequenos", na opinião de Carlyle.
Resumindo, deve-se mudar a abordagem e deixar claro a mensagem que se deve passar, entendendo o ponto de vista do outro. Não há argumentos contra fatos concretos!
Princípio 1: Não critique, não condene, não se queixe.
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Estudo do Livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" de Dale Carnegie
Pessoal, gostaria de fazer um estudo em grupo deste livro, que apesar do nome, tem temas e conceitos muito importantes, tratados de forma simples e clara através de exemplos interessantes.
O principal objetivo é aprender algumas técnicas de forma a tornar o discurso mais claro e atraente, com um foco maior no público alvo. Às vezes temos boas ideias, porém por conta da forma que é passada parece não ser importante.
Este livro é aplicável a pessoas que desejam assumir cargos de liderança, professores e pessoas que desejam melhorar sua abordagem com público em geral. O livro é encontrado nas melhores livrarias e também tem algumas versões na internet. Eu tenho a 52ª edição.
Seguem um resumo das ideias centrais do livro:
A intenção é discutir dois tópicos de quinze em quinze dias, para refletir as ideias e analisar cada técnica, se é ético ou aplicável a realidade. Farei uma postagem a cada quinzena colocando as principais ideias e frases do livro.
Peço que leiam os dois primeiros tópicos do livro:
Técnicas para Lidar com as Pessoas:
- "Se espantar o mel, não espante a colmeia"
- "O grande segredo de tratar as pessoas"
Então, gostaria de desejar uma boa leitura e qualquer dúvida estou a disposição.
atenciosamente,
Assinar:
Postagens (Atom)
